"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

A CAMPANA COM AUTOMÓVEIS

A campana para seguir pessoas, quando em veículos motorizadosé geralmente mais difícil do que a pé. As condições de trânsito influem, naturalmente na realização de campanas motorizadas, facilitando-as ou dificultando-as. É claro que seguir um automóvel, por ruas ou estradas de pouco movimento ou, ao contrário, em vias congestionadas ou de tráfego intenso, não é tarefa fácil
 
As campanas com o uso de veículos, podem ser realizadas com um, dois, três ou mais carros. A utilização de pelo menos uma motocicleta pode ser fundamental para o sucesso da campana em local de tráfego intenso. Lembre-se que todos deverão estar com equipamentos de comunicação (nesses casos compre bons equipamentos com alcance de pelo menos 3Km).
 
Com apenas com um carro, o problema será o de acompanhar o seguido sem que ele perceba.Algumas técnicas importantes são: 
 
a) Em estradas de pouco movimentoprocure ficar a uma boa distância do investigado;
 
b) Em locais de transito intenso, procure posicionar-se atrás de outros veículossempre que possível, tomando o cuidado de não perdê-lo de vista; 
 
c) Tome o cuidado de não permitir que mais de dois veículos se posicionem entre você e o seguido para não perdê-lo de vista ou ficar em um sinal vermelho; 
 
d) Fique sempre atento quando o investigado estiver chegando em sinais de trânsito;
 
e) Se o investigado avançar sinais de trânsito, fizer ultrapassagens perigosas ou manobras imprudentes, NÃO AS REPITA, sob risco de colocar sua vida e a de outros em perigo. Caso o investigado cometa tais atitudes pode significar que o mesmo já desconfiou que está sendo seguido. Nesse caso não insista
 
Com dois ou três carros, e sempre que possível conte com o auxílio de uma moto onde haja transito intenso,você poderá modificar as posições dos veículos,de modo que o seguido ao olhar no retrovisor veja sempre um veículo diferente. Como já explicamos antes, com o uso de rádio, melhores ainda serão as condições para sucesso dos trabalhos.  
Durante o dia procure utilizar veículos básicos, com modelos e cores que não chamem a atenção. 
 
Os Detetives Particulares, para não perderem de vista os carros seguidos, podem lançar mão de alguns recursos, valiosos, principalmente à noite, tais como quebrarem um dos vidros vermelhos de luzes traseiras ou passarem uma camada de massa ou tinta fosforescente(a venda em lojas de tintas) na parte de traz dos carros a serem seguidos. 
 
Da mesma forma que, a noite, é mais difícil identificar o carro a ser seguido, também é igualmente mais difícil que o motorista seguido identifique o carro do Detetive, que deve sempre alternar a aparência do seu carro,ora acendendo os faróis altos, ora os baixos, ora utilizando somente as lanternas ou apagando completamente as luzes do carro. Se possível instale duas pequenas lanternas ou dois faróis de milha no pára-choque dianteiro do seu carro, de modo que seu acendimento seja independente. Isso ajudará a mudar a aparência do seu carro no retrovisor do motorista investigado. Outro recurso válido é instalar apenas um farol de milha no meio do pára choque. Durante uma campana apague as lanternas e faróis e acenda somente o farol de milha. O motorista seguido pensará que agora é uma MOTOque está logo atrás. Lembre-se que ao alternar a aparência das luzes do veículo, faça-o sem que o motorista da frente veja. Pode fazê-lo em um sinal, quando estiver parado atrás de outro veículo ou antes de dobrar em uma esquina, logo após se certificar que o motorista seguido não o viu.


"Mesmo um caminho de mil milhas, começa com um passo."  Benjamin Franklin

A CAMPANA MÓVEL

A CAMPANA MÓVELpode ser feita a pé, em veículo, ou pelos dois meiosquando as circunstâncias o exigirem. Para a campana móvel a pé, o detetive deve ter cuidados especiais na hora de seguir o investigado, tais como: 
 

a) uso de trajes que não chamem a atenção, com cores neutras durante o dia e escuras à noite; 
 

b) modificações na aparência geral enquanto segue o suspeito, tais como a tirada de blusa (use uma camisa de botão por cima de uma blusa de malha) ou paletó, boné e óculos escuros; 
 

c) Manter distância segura para não ser visto pelo investigado, tomando o cuidado de não perdê-lo de vista na multidão. 
 

d) Mantenha sempre o suspeito em sua mira e não dê atenção a nada que se passe ao redor e que não lhe diga respeito; 
 

e) No caso da ajuda de um auxiliar utilize rádio tipo walkie-talkie e fone de ouvido para não serem notados. 
 

A campana móvel pode ser executada por um ou mais detetives. Quando se utiliza um auxiliara obtenção do sucesso é mais garantida. FIQUE ATENTO, pois normalmente quando o investigado desconfia que está sendo seguido pode utilizar algumas manobras como: 
 

a) Parada repentina; 
 

b) Volta repentina e passar a andar no sentido oposto ao que ia; 
 

c) Fingir que está olhando vitrines e aproveitá-las como espelho (você também pode se utilizar desse recurso para não chamar a atenção); 
 

d) Parar ao dobrar uma esquina, para ver se alguém virá na mesma direção; 
 

e) Entrar pela porta da frente e um edifício ou loja e sair por outra (procure se certificar se a loja ou prédio que o investigado entrou possui apenas uma saída, nesse caso espere do lado de fora até que ele saia); 
 

f) Entrar em veículos, como táxis e ônibus, e descer logo adiante; 
 

g) Fingir que está amarrando os cordões dos sapatos, para olhar para os lados ou para traz; 
 

h) Entrar em becos ou ruas sem saída; 
 

i) Dar voltas inteiras em quarteirões e voltar para o mesmo lugar; 
 

j) Modificar, repetidas vezes a velocidade no andar, diminuindo ou aumentando o passo; 
 

k) Deixar cair qualquer coisa, para ver se alguém a apanha; 
 

l) Entrar em casa de espetáculos e sair logo depois; 
 

m) Em ponto de tomada de veículos, ficar para o fim da fila; 
 

n) Queixar-se a policiais de rua, alegando estar sendo seguido, para que os seguidores sejam parados, pelo menos por algum tempo; 
 

o) Entrar em veículos coletivos, quando estes já estão saindo; 
 

p) No caso de trens ou metrô, quando parados em uma estação, ficar próximo a porta e sair repentinamente quando elas estão fechando. 
 

q) No caso de trem ou metrô, se posicionar próximo a porta e sair quando elas já estão fechando. 
 
IMPORTANTE:Se o investigado agir de uma ou mais formas acima é porque ele pode ter percebido que está sendo seguido. É muito importante que você saiba se o investigado costuma andar armado(se é ou foi militar ou policial) pois ele poderá pensar tratar-se de tentativa de assalto e tentará “tirar satisfações” com você. O Detetive nunca deve deixar que o investigado lhe observe ou dirija a palavra, pois depois será facilmente reconhecido por ele nas próximas diligências e poderá ter perdido o caso. Por isso se você tiver certeza que o investigado sabe que está sendo seguido DESISTA do acompanhamento e tente em outro dia.



"Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas mais uma vez."  Thomas Edison

A CAMPANA FIXA

Campana” é expressão de gíria que significa observação discreta nas imediações de algum lugar, para conhecer os movimentos de pessoa ou pessoas, ou para fiscalizar a chegada ou aparecimento de alguém. Significa ainda, o seguimento de alguém, de modo discreto, para conhecer seus movimentos e ligações. 

A campana é empregada por Detetives Particulares, Policiais e também por Criminosos. Os ladrões e sequestradores lançam mão do primeiro tipo de campana – vigilância de locais – ou fixa, para conhecer os hábitos e movimentos dos moradores do local onde pretendem operar, e, ainda, para evitar surpresas por parte de moradores ou policiais, durante a ação. É tão típica esta última maneira de proceder, que o meliante que fica na vigilância recebe a designação de “o campana”. Por isso, durante uma campana o Detetive deve tomar o especial cuidado para não chamar a atenção e não ser muito notado. Existe a possibilidade de moradores ou comerciantes locais o confundirem com um criminoso e chamarem a polícia para intervir. 

A campana pode servir para localização de pessoas, para prisão de criminosos, para flagrar um esposo ou esposa infiel, para se conhecer a ligação e movimentação de pessoas, para se observar reunião de pessoas, para se evitar a prática de crimes e de um modo geral, para obtenção de provas para solução de uma investigação.O emprego da campana exige habilidade de quem a executa. 

Na CAMPANAFIXA, o Detetive Particular não deve deixar se fazer notar ou se expor o mínimo possível. Para isso, deve procurar esconderijos ou cuidar de se confundir como o ambiente. Para esse último fim, deve lançar mão de recursos diversos como: 

a) Disfarces, como o de mendigo ou bêbado

b) Colocar uma pequena barraquinha de camelô próximo ao local a ser observado (verifique antes se o local não é fiscalizado pela prefeitura, para evitar confrontos com fiscais e chamar a atenção de terceiros)

c) Utilizar veículo com filme nos vidrospara não ser visto por fora; 

d) Utilizar uma assistentequando fizer campana noturna e fingir que estão namorando(verifique antes se o local possui altos índices de roubos e assaltos a veículos para não ser surpreendido por um ladrão de carros, e fique bastante atento com a movimentação das pessoas ao redor). 
Quanto mais deserto ou pouco movimentada for a área em que se encontra o alvo a ser observado MAIOR a dificuldade da campana fixa.

Dois dos meios para se obter melhores resultados em campanas fixas, é o de realizar a observação e dentro de um automóvel ou do interior de prédios fronteiriços ao que for objeto da atenção.Cuidados naturalmente devem ser tomados pelo Detetive Particular, para que não seja descoberto ou para que indiscrição de terceiros não ponha o trabalho a perder. Quando a campana é realizada do interior de prédios ou veículos um pouco distantes do local, binóculos,filmadorasou máquinas fotográficas com zoompoderão ser magníficos auxiliares.


Se nas imediações do local a ser “campanado” existir algum bar ou mesmo outro estabelecimento comercial, deve o detetive fazer amizade com o proprietário ou frequentadores e discretamente, continuar sua vigilância, de dentro do estabelecimento.

Durante uma campana NUNCA DESVIE A ATENÇÃO DO ALVO, pois em apenas alguns segundos o campanado pode entrar ou sair do local sem ser visto pelo Detetive. É muito cansativo, por exemplo, você ficar horas esperando um suspeito chegar ou sair de casa ou do trabalho, por isso posicione-se sempre de modo a minimizar eventuais distraçõese sempre que possível utilize o apoio de um auxiliar. 

IMPORTANTE: A grande maioria dos Policiais Civis e Militares NÃO GOSTAM dos Detetives Particulares, não ajudam em nada e se puderem ainda atrapalham. Caso você seja abordado por policiais civis ou militares, e dependendo do tipo do caso onde está sendo feita a campana, NÃO SE IDENTIFIQUE COMO DETETIVE PARTICULAR, pois poderá colocar tudo a perder no caso de os policiais ou vizinhos conhecerem a pessoa que está sendo investigada. Caso a abordagem aconteça já tenha uma boa desculpa previamente pensada (lembre-se que a Constituição dá ao cidadão o direito de ir e vir em qualquer lugar do nosso país. Ninguém pode ser preso ou detido por simplesmente estar parado em algum lugar e isso não configura a chamada “atitude suspeita” que costuma ser alegada pelos policiais). É muito importante que você conheça seus direitos e também é importante o Detetive não ter antecedentes criminais.


"Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar."  Sun Tzu

SIGILO PROFISSIONAL DO DETETIVE

O trabalho do Detetive Particular deve estar pautado pela discrição e pelo profissionalismo, e o investigador deve manter sigilo das informações que obtiver ao longo de suas atividades.
O Detetive Particular deve guardar absoluto segredo das informações obtidas, atuando sempre em benefício do cliente, jamais utilizando as informações para causar sofrimento físico ou moral, para prejudicar seus clientes ou para participar de tentativas de suborno ou corrupção.
A importância do sigilo das informações é tamanha que o inciso XIV do artigo 5º da Constituição Federal de 1988, nossa Lei Maior, faz referência ao sigilo da fonte das informações a que todos temos acesso quando necessário ao exercício profissional. Diz esse inciso que:

XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

O objetivo do sigilo profissional é estabelecer a confiança do cliente, cujas informações são imprescindíveis para garantir um relacionamento tranquilo e uma solução eficiente para o problema. Portanto, é muito importante que o Detetive Particular respeite o sigilo das informações obtidas em suas investigações e não quebre essa confiança, para não prejudicar a si e a seus clientes.

Fonte: Blog Investig



"Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas."  Benjamin Franklin

ATRIBUIÇÕES DE UM DETETIVE

a) contra-espionagem industrial;

b) localização de pessoas desaparecidas ou devedores

c) confirmação de casos de infidelidade conjugal e extra conjugal;
 
d) investigação pré-nupcial; 
 
e) investigação pessoal de vida pregressa

f) serviços de informações e cadastro em geral junto ao comércio, indústria, entidades de crédito, bancos, e financeiras; 
 
g) detecção de golpes e fraudes contra seguradoras; 
 
h) trabalhar infiltrado em estabelecimentos para detectar furtos, desvios de mercadorias, fraudes financeiras, etc.
 
O Detetive Particular se dedica exclusivamente a investigações de naturezas PARTICULARES e COMERCIAIS, podendo entretanto, eventualmente ser convocado pelas autoridades para a prestação de determinados serviços, sem nenhum vínculo a Lei no. 3.099 de 24/02/57, ou o Decreto Federal no. 50.532 de 03/05/61 que dispõe sobre o funcionamento das AGÊNCIAS DE INFORMAÇÕES. 
 
Durante suas investigações trabalha colhendo informações, fazendo sindicâncias, interrogando pessoas, fazendo monitorações, preparando flagrantes, sempre se utilizando de recursos legaispara atender as solicitações de estabelecimentos comerciais, bancos, seguradoras ou de pessoas físicas, que o contratou.
No desempenho de suas atividades, o Detetive Particular é obrigado a respeitar a ética profissional e a cooperar com as autoridades constituídas do país, desde que venham a ser solicitados a fazê-lo através de expediente oficial ou em casos extremos, sempre que as circunstâncias exigirem. 
 
É VEDADO ao Detetive Particular :

a) Fazer declarações a jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão, a não ser em defesa própria ou de terceiros, observada a legislação em vigor no país; 
 
b) Prestar informações sigilosas sobre seus clientes a terceiros, salvo no caso de requisição expressa da autoridade policial ou judiciária. 
 
c) Tentar obter vantagens ilícitas das informações confidenciais apuradas durante as investigações; 
 
d) Divulgar o nome de quem o contratou caso seja descoberto durante uma diligência, exceto por determinação judicial. 
 
Os Detetives Particulares, além de obediência à legislação em vigor, ficam obrigados a cumprir as determinações constantes dos estatutos das respectivas associações profissionais ou sindicatos da classe que porventura venham a ser reconhecidos pelo Governo.


"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." William Shakespeare

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ARMAMENTOS

ARMAS DE FOGO 

ARMA é todo instrumento destinado ao ataque e defesa. ARMA DE FOGO é engenho destinado a lançar um projétil no espaço, por meio de uma força de propulsão. Armas de fogo são classificadas pelos seguintes critérios: dimensões, funcionamento, modo de carregamento, modo de percussão e calibre

 
DIMENSÕES:
Sob este aspecto, as armas de fogo podem ser portáteis ou não portáteis. 
 
a) Armas Portáteis- são aquelas que podem ser transportadas e acionadas por uma única pessoa.
EX.: revólver, fuzil, etc. 
 
b) Armas não portáteis- são as que não podem ser transportadas ou acionadas por uma pessoa.
EX.: peça de artilharia, metralhadora pesada, fuzil-metralhadora.

 
FUNCIONAMENTO:
Quanto ao funcionamento, as armas podem ser automáticas, semi-automáticas, de repetição. 
 
a) Automáticas- são aquelas que tem o funcionamento e o disparo automáticos.
EX: metralhadora, fuzil. 
 
b) Semi-automáticas- são as que tem o funcionamento automático, porém é manual.
EX: revólver, pistola. 
 
c) Repetição- são armas que exigem manejo completo para cada disparo.
EX: garrucha, fuzil ordinário (mauser).

 
MODO DE CARREGAR: 
Quanto ao modo de carregar, as armas podem ser de: antecargaou de retrocarga.

Ante-carga- são as armas que recebem a munição pela boca, isto é, pela parte anterior do cano. Pertencem a este tipo, algumas espingardas de caça. 
 
Retro-carga– são as armas que possuem compartimentos para munição, como tambor e pente. São armas como revólveres, pistolas etc. 

 
MODO DE PERCUSSÃO:
Quanto ao modo de percussão, as armas podem ser pederneira, de espoleta, de percussão direta no cartucho. 
 
a) Pederneira- foi o sistema empregado nos primeiros tipos de armas de fogo. Hoje, está completamente abolido. 
 
b) Espoleta- a pederneira foi substituída, em muitas armas, pela espoleta.
Estas armas receberam a denominação de “armas de ouvido” porque a espoleta (contendo uma carga de fulminato de mercúrio) era colocada na parte superior de um canal que se comunicava com o fundo de cano, onde se encontrava a carga de pólvora. A espoleta explodia ao choque do “cão”, produzindo a ignição da pólvora. Ainda existem algumas espingardas de caça deste tipo. 
 
c) Percussão- direta do cartucho. Com o aparecimento das armas providas de percussor, iniciou-se uma nova fase no sistema de disparo.
Estas armas são de 3 tipos: central,circulareLafucheux
 
Na percussão central, a ponta do percussor fere o centro do fundo do estojo.
Na percussão circular, a ponta do percussor fere o fundo do estojo fora do centro.
Para as armas do sistema Lafucheux, a munição é provida de um pino, na base do qual se encontrava a carga de “fulminato de mercúrio”, o pino recebia o choque do “cão”, produzindo-se assim o disparo. Este sistema já foi abolido. 

 
CALIBRE:
Calibre é o diâmetro interno do cano, tomando a boca da arma . O calibre pode ser nominalou real
 
a) Calibre Nominal- é a espécie de convenção da fábrica, para identificar o tipo de arma. As armas de fabricação inglesa tem o calibre nominal em milésimos de polegadas. EX: 320.
As armas de fabricação norte-americana, tem o calibre em centésimo de polegadas. EX: 32
As armas de fabricação belga, alemã, francesa, tem o calibre nominal em milímetros. EX: 7 mm, 7,65 mm, 9 mm, etc... 
 
b) Calibre Real- é a medida exata do diâmetro interno do cano. É tomado na boca da arma, entre dois cheios com auxílio do “paquímetro”.
O calibre das armas de caça é dado pelo número de balins esféricos do diâmetro real do cano, contidos numa fibra (peso). EX: 16, 20, etc... 

 
MUNIÇÃO:
As munições de armas de fogo é constituída pelos seguintes elementos: estojo, espoleta, carga, projétil, eventualmente bucha. 
 
Estojo- tem a finalidade de reunir todos os elementos que formam a munição.
Normalmente é feito de metal. Para as armas de caça de retro carga, usa-se estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal. 
 
Espoleta- é um pequeno invólucro de metal contendo uma carga de fulminato de mercúrio, que explode ao receber o choque da ponta do percussor, produzindo uma fagulha que vai incandescer a pólvora, o que determina o disparo. 
 
Carga- é constituída pela quantidade de pólvora, contida na munição. Há dois tipos de pólvora: negra e branca
 
a) Pólvora Negra- (ou com fumaça) é constituída de uma mistura de enxofre, salitre, carvão. 
 
b) Pólvora Branca- (ou sem fumaça) é constituída, fundamentalmente de: nitroglicerina, nitrocelulose, ou algodão pólvora. A qualidade desta pólvora é melhorada pelo acréscimo de picratos e bicrometos. 
 
Projétil- é a parte destinada a atingir o alvo. O projétil é estudado sob os seguintes aspectos: material de que é feito, forma da ponta, constituição. 
 
Material- o projétil é feito de chumbo puro, de chumbo revestido de aço ou mailechort; este revestimento recebe o nome de camisa ou de blindagem e tem a finalidade de aumentar o poder de penetração do projétil. 
 
Forma de Ponta- o projétil pode ser: pontiagudo, ogival, tronco-crônico, ou semi-estático. 
 
Constituição- o projétil pode ser “simples” ou múltiplo. Projétil Simples: é composto por uma única peça. Projétil Múltiplo: é o constituído de duas ou mais peças. EX: grãos de chumbo das armas de caça, “Dundum”, balas dunduzinadas.
 
Bucha- é empregada em alguns tipos de armas de caça de retro-carga ou de ante-carga. Nas armas de retro-carga é utilizado o estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal. O estojo é preparado da seguinte maneira: coloca-se uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, outra bucha. As buchas tem a finalidade de conterem e comprimirem as cargas de pólvora e de chumbo. Nas espingardas de ante-carga, naturalmente, não se pode usar estojo; coloca-se, no próprio cano que é fechado no fundo, uma carga de pólvora , uma bucha, uma carga de chumbo, outra bucha: as buchas são colocadas com a mesma finalidade acima referida.



 "Segurança pessoal é um direito e não pode ser tratada como uma brincadeira pelo governo." Bene Barbosa