"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

LOCALIZAÇÃO DE DEVEDORES

A localização de devedores é quase sempre muito demorada. 
 
Normalmente os devedores estão se escondendo de seus credores, e dependendo dos valores das dívidas, podem mudar de estado ou até mesmo sair do país. 
 
Isso tudo depende da natureza das dívidas, valores e do perfil moral do devedor, que o Detetive deverá estabelecer. 
 
Antes de mais nada, o Detetive deverá solicitar certidões de SPC, SERASA e TRIBUNAL DE JUSTIÇA para verificar o montante da dívida da pessoa a ser localizada. Você saberá se possui cheques sem fundos, títulos protestados, ações na justiça, etc. Tente localizar seus credores para intercâmbio de informações. 
 
Quanto maior for a dívida, maior será a dificuldade para sua localização. 
 
Nos casos em que o devedor é uma pessoa reconhecidamente honesta e idônea, mas devido a problemas financeiros não conseguiu quitar as dívidas, as chances de localização são maiores. 
 
Ao contrário, nos casos em que o devedor não é uma pessoa de boa índole, a dificuldade será muito maior para sua localização. 
 
Nunca acredite na informação de parentes, por telefone. Procure sempre fazer diligências nos endereços fornecidos por seu cliente e interrogar vizinhos e amigos e colegas de trabalho. Trabalhe de preferência disfarçado e nunca se identifique como detetive. 
 
Utilize todas as FONTES DE INFORMAÇÕES que já mencionamos, para tentar localizar o devedor.


"Credores têm melhor memória que devedores." Benjamin Franklin

AUXILIARES DO DETETIVE

No momento de contratar um ajudante, o Detetive Particular deve estar muito atento às qualidades desse profissional, pois qualquer falha do auxiliar poderá comprometer toda a investigação.

Para evitar perigos desnecessários e a fim de que a investigação obtenha êxito, o ideal é que esse auxiliar seja formado, ou seja, que tenha os mesmos conhecimentos do Detetive.

Além disso, o Investigador Privado deve deixar claro quais são as atitudes que espera do ajudante durante a investigação. Portanto, antes de iniciar as investigações, o Detetive Particular deve esclarecer todos os procedimentos para a realização do trabalho, reafirmando, inclusive, questões sobre sigilo e ética.

Eventuais imprevistos e possíveis atitudes do sindicado são questões que precisam ser debatidas antes do início das investigações.

Outro ponto que merece destaque é o grau de liberdade do auxiliar. Ao Detetive Particular cabe informar ao seu auxiliar quem está no comando e o que ele pode, ou não, fazer.

Possuir carteira de habilitação e saber trabalhar com equipamentos eletrônicos são requisitos importantes para o auxiliar. É fundamental também que esse profissional seja discreto e extremamente ético, pois, se as informações da investigação “vazarem”, podem prejudicar as pessoas envolvidas e inclusive o próprio Detetive.

Por fim, observamos que a remuneração do auxiliar pode ocorrer com base em um percentual do valor da investigação ou mediante um valor fixo.

Fonte: Blog Investig


"Ajuda teu semelhante a levantar a sua carga, porém não as carregue." Pitágoras