"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

INVESTIGANDO O AMBIENTE

     Para uma análise comportamental perfeita, precisamos ficar atentos não apenas nas pessoas envolvidas, mas também no ambiente em que se encontram (ou se encontravam). Apenas conseguimos entender os atos quando enxergamos o "campo" em que eles ocorreram, percebendo o momento vivenciado pela pessoa que o cometeu e as circunstâncias que determinaram tal atitude.

     Observando o trabalho do psicólogo, podemos perceber que ele está baseado na observação, escuta, análises emocional e comportamental, sempre atento ao ambiente que o paciente vivenciou ou vivencia. O psicólogo sabe que para entender os indivíduos, precisa se desprender de preconceitos e esteriótipos, do contrário não desempenhará seu trabalho com sucesso, impossibilitando o tratamento.
     O Detetive também deve levar o contexto em consideração para tentar entender a história de vida das pessoas e por que elas agem desta ou daquela maneira. Ignorar o ambiente significa não levar em conta que influenciamos e somos influenciados por nosso meio, já que estamos em constante transformação.
     Então, percebemos que o ambiente, assim como a linguagem comporal, pode revelar muitas coisas sobre as pessoas, como por exemplo, trabalho, educação, lazer, religião, cultura, estado civil e familiar, filiação política, amigos, prioridades, situação financeira. O ambiente poderá confirmar, lançar dúvidas ou aprofundar aquilo que já se sabe sobre alguém a partir da sua aparência pessoal, sua linguagem corporal (se ela é humilde, organizada, conservadora, prática ou extravagante). Quando conhecemos o ambiente de alguém, acabamos descobrindo características reveladoras que nos apontam direções sobre a pessoa em questão: seus gostos, suas opções, suas preferências, seu modo de se organizar, etc...


"Ambiente limpo não é o que mais se limpa... e sim o que menos se suja." Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário