"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

A FOTOGRAFIA NA INVESTIGAÇÃO

A utilidade da fotografia nas investigações é de suma importância, tanto na procura de pessoas desaparecidas, como também na confirmação e comprovação de atos suspeitos ou ilícitos, e ainda como elementos de provas circunstanciais.
Além das câmeras fotográficas comuns, a mais utilizada nas investigações são as micro-câmeras, principalmente a conhecida por MINOX, que além de eficiente, é uma das mais minúsculas micro-câmeras encontrada no mercado. Pode ser usada em qualquer ambiente, sem ser notada, tanto à luz quanto à sombra. 
 
Na área de câmeras ocultas destaca-se uma pequena micro câmera digital, EM FORMA DE CANETA, que é colocada no bolso da camisa e disparada por controle manual sem que ninguém perceba. Depois as fotos são descarregadas em um computador.
Existem dezenas de equipamentos eletrônicos destinados a espionagem e contra-espionagem muito úteis para os Detetives. Você poderá encontra-los facilmente pela INTERNET. 
 
Para o uso convencional você pode adquirir uma câmera com lentes intercambiáveis(que podem ser trocadas de acordo com suas necessidades).
É de suma importância uma lente de aproximação (ZOOM) para fotografias feitas a distância. Para fotografias feitas a noite ou em locais com pouca iluminação, ou ainda que utilize uma lente ZOOM potente, utilize um filme sensível (ISO/ASA 600 ou 800), pois você NÃO PODERÁ USAR O FLASH para não chamar a atenção.
Atualmente é melhor utilizar FILMADORAS tipo SVHS (fita pequena) com zoom de pelo menos 18X e LUX de pelo menos 0,5 (quanto menor o LUX maior a capacidade de filmar no escuro).

Também é interessante que a filmadora possua controle remotopara ser acionada a pequena distância (você pode colocar a filmadora dentro de uma pequena caixa ou bolsa, deixando um orifício para a lente e acioná-la sem precisar abrir).
Imagine que você precisa filmar um casal aos beijos e abraços em um restaurante à luz de velas. Você simplesmente ocultará a máquina em uma caixa ou bolsa, deixando um orifício para a lente, sentará próxima ao casal que será filmado, apontará a lente da câmera oculta para a mesa a ser filmada e poderá controlar todo o funcionamento dela por controle remoto. Tudo isso sem chamar a atenção.
Na maioria dos casos você precisará utilizar a FOTOGRAFIA ou a FILMAGEM, não só para documentar um FLAGRANTE ou o ANDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES, mas também, eventualmente, para uma prestação de contas ao seu cliente.



"Acredito sinceramente que existem coisas que ninguém veria, se eu não as tivesse fotografado."  Diane Arbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário