"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

A ELETRÔNICA NAS INVESTIGAÇÕES

De acordo com as leis vigentes do país, o uso de aparelhos de espionagem e contra-espionagem (principalmente escutas telefônicas) constitui crime. Mas de qualquer forma, vamos, não ensinar como se fabrica mas como, quando e onde normalmente são utilizados estes aparelhos. 
 

Apesar de a utilização de tais aparelhos requerer um investimento vultoso e exigir técnica para utilizá-los, existem várias organizações policiais, comerciais, industriais, embaixadas e Detetives Particulares que os utilizam, alguns com fins de espionar e outros com o fim de contra-espionar. 
 
Imagine essa cena: Em uma sala de conferências de uma grande empresa produtora de aparelhos eletrônicos, os diretores da firma estão discutindo os planos do mercado com vários engenheiros chefes, sem saberem que em um ramo de flores colocados em uma mesa auxiliar, está ocultando um minúsculo microfone e um transmissor de FM, os quais são ocultados engenhosamente no talo de umas as flores. 
 

Estacionado na rua, em frente ao edifício, se encontra um veículo que parece pertencer à uma oficina de consertos de televisores. Mas no veículo é instalada uma antena telescópica que é ligada a um receptor de FM muito sensível, que se encontra na parte traseira do mesmo. 
 

Em seu posto de controle do receptor, pode-se ver um homem sentado usando avental igual à dos reparadores de televisores. Sem dúvida alguma este homem está praticando um dos passatempos mais populares da atualidade, a espionagem industrial
 
VARIEDADE DE USOS: 

Os maiores usuários de equipamentos de vigilância são as agências governamentais e corporações policiais. As empresas comerciais e os detetives particulares utilizam estes equipamentos em pequena escala.É muito comum as empresas contratarem detetives particulares para obterem informações valiosas para seus negócios, sem citar as empresas que compram tais equipamentos e realizam seus próprios serviços de vigilâncias. 
 

Felizmente, já existem maneiras de ganhar o jogo contra os espiões industriais. Hoje já se encontram à venda no mercado, dispositivos detectores de microfones ocultos, que também se utilizam de receptores para verificar se existem ondas de rádio originárias do local “varrido”. 
 

Também existem os emissores de sinal branco, que, quando instalados em um ambiente, impedem a escuta e a transmissão de sinais de rádio dentro daquele local.

As escutas, de que tanto se falam, constam de um microfone ultraminiatura muito sensível, um transmissor de FM de micro potência e uma pilha. Quase sempre é bem pequeno, para ser oculto com facilidade. O seu alcance varia desde alguns metros a várias centenas de metros. Os receptores para o conjunto são geralmente rádios portáteis transistorizados de FM, modificados. Assim o receptor não chama a atenção, pois parece um rádio portátil comum. 
 

Também existem os aparelhos de escutas telefônicas, mais conhecidos como “grampos” utilizados ilegalmente inclusive por alguns Detetives e outras pessoas conhecidas como “arapongas”. Esses aparelhos normalmente são micro-gravadores(utilizam fitas microcassete) com um pequeno dispositivo ligado aos fios telefônicos que o acionam sempre que o telefone grampeado é tirado do gancho. Hoje também já existem no mercado aparelhos antigrampo que verificam se uma linha telefônica está grampeada. 
 
IMPORTANTE:Lembre-se que escuta telefônica clandestina É CRIME. Você só poderá utilizar escuta telefônica quando o telefone a ser grampeado PERTENCER AO SEU CLIENTEou outra pessoa que seja proprietária da linha AUTORIZE POR ESCRITO COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO, a acoplagem do equipamento na linha.

Outro caso seria através de ordem judicial, mas nesse caso os grampos são feitos por POLICIAIS CIVIS OU FEDERAIS
 

No mercado de aparelhos eletrônicos para monitoração visual (micro-câmeras), existem muitos itens dos mais variados tamanhos e alcances, entretanto seus preços são inacessíveis para a maioria dos detetives no Brasil, inclusive a importação ou a utilização de muitos não é permitida pelas leis vigentes, sendo a maioria dos equipamentos contrabandeada de outros países, principalmente de Israel e Japão. Isso faz com que seus preços em dólar, sejam até cinco vezes maiores no Brasil, em relação com o país fabricante. 

Existem até mesmo aparelhos de criptografia celular, que podem interceptar e gravar ligações de celulares analógicos e até mesmo digitais. A simples posse de um aparelho como esse (que pode custar entre US$ 6,000 e US$ 10,000) já se constitui crime segundo nossas leis. 
 

Você verá mais sobre o uso da eletrônica na postagem sobre Espionagem e Contra-espionagem técnica.


"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia." Arthur C. Clarke

Nenhum comentário:

Postar um comentário