"O único inimigo que não podemos vencer é aquele que optamos por não enfrentar." Slogan Portal do Detetive

A CAMPANA FIXA

Campana” é expressão de gíria que significa observação discreta nas imediações de algum lugar, para conhecer os movimentos de pessoa ou pessoas, ou para fiscalizar a chegada ou aparecimento de alguém. Significa ainda, o seguimento de alguém, de modo discreto, para conhecer seus movimentos e ligações. 

A campana é empregada por Detetives Particulares, Policiais e também por Criminosos. Os ladrões e sequestradores lançam mão do primeiro tipo de campana – vigilância de locais – ou fixa, para conhecer os hábitos e movimentos dos moradores do local onde pretendem operar, e, ainda, para evitar surpresas por parte de moradores ou policiais, durante a ação. É tão típica esta última maneira de proceder, que o meliante que fica na vigilância recebe a designação de “o campana”. Por isso, durante uma campana o Detetive deve tomar o especial cuidado para não chamar a atenção e não ser muito notado. Existe a possibilidade de moradores ou comerciantes locais o confundirem com um criminoso e chamarem a polícia para intervir. 

A campana pode servir para localização de pessoas, para prisão de criminosos, para flagrar um esposo ou esposa infiel, para se conhecer a ligação e movimentação de pessoas, para se observar reunião de pessoas, para se evitar a prática de crimes e de um modo geral, para obtenção de provas para solução de uma investigação.O emprego da campana exige habilidade de quem a executa. 

Na CAMPANAFIXA, o Detetive Particular não deve deixar se fazer notar ou se expor o mínimo possível. Para isso, deve procurar esconderijos ou cuidar de se confundir como o ambiente. Para esse último fim, deve lançar mão de recursos diversos como: 

a) Disfarces, como o de mendigo ou bêbado

b) Colocar uma pequena barraquinha de camelô próximo ao local a ser observado (verifique antes se o local não é fiscalizado pela prefeitura, para evitar confrontos com fiscais e chamar a atenção de terceiros)

c) Utilizar veículo com filme nos vidrospara não ser visto por fora; 

d) Utilizar uma assistentequando fizer campana noturna e fingir que estão namorando(verifique antes se o local possui altos índices de roubos e assaltos a veículos para não ser surpreendido por um ladrão de carros, e fique bastante atento com a movimentação das pessoas ao redor). 
Quanto mais deserto ou pouco movimentada for a área em que se encontra o alvo a ser observado MAIOR a dificuldade da campana fixa.

Dois dos meios para se obter melhores resultados em campanas fixas, é o de realizar a observação e dentro de um automóvel ou do interior de prédios fronteiriços ao que for objeto da atenção.Cuidados naturalmente devem ser tomados pelo Detetive Particular, para que não seja descoberto ou para que indiscrição de terceiros não ponha o trabalho a perder. Quando a campana é realizada do interior de prédios ou veículos um pouco distantes do local, binóculos,filmadorasou máquinas fotográficas com zoompoderão ser magníficos auxiliares.


Se nas imediações do local a ser “campanado” existir algum bar ou mesmo outro estabelecimento comercial, deve o detetive fazer amizade com o proprietário ou frequentadores e discretamente, continuar sua vigilância, de dentro do estabelecimento.

Durante uma campana NUNCA DESVIE A ATENÇÃO DO ALVO, pois em apenas alguns segundos o campanado pode entrar ou sair do local sem ser visto pelo Detetive. É muito cansativo, por exemplo, você ficar horas esperando um suspeito chegar ou sair de casa ou do trabalho, por isso posicione-se sempre de modo a minimizar eventuais distraçõese sempre que possível utilize o apoio de um auxiliar. 

IMPORTANTE: A grande maioria dos Policiais Civis e Militares NÃO GOSTAM dos Detetives Particulares, não ajudam em nada e se puderem ainda atrapalham. Caso você seja abordado por policiais civis ou militares, e dependendo do tipo do caso onde está sendo feita a campana, NÃO SE IDENTIFIQUE COMO DETETIVE PARTICULAR, pois poderá colocar tudo a perder no caso de os policiais ou vizinhos conhecerem a pessoa que está sendo investigada. Caso a abordagem aconteça já tenha uma boa desculpa previamente pensada (lembre-se que a Constituição dá ao cidadão o direito de ir e vir em qualquer lugar do nosso país. Ninguém pode ser preso ou detido por simplesmente estar parado em algum lugar e isso não configura a chamada “atitude suspeita” que costuma ser alegada pelos policiais). É muito importante que você conheça seus direitos e também é importante o Detetive não ter antecedentes criminais.


"Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar."  Sun Tzu

Nenhum comentário:

Postar um comentário