ARMAS DE FOGO
ARMA é todo instrumento destinado ao ataque e defesa. ARMA DE FOGO é engenho destinado a lançar um projétil no espaço, por meio de uma força de propulsão. Armas de fogo são classificadas pelos seguintes critérios: dimensões, funcionamento, modo de carregamento, modo de percussão e calibre.
Sob este aspecto, as armas de fogo podem ser portáteis ou não portáteis.
a) Armas Portáteis- são aquelas que podem ser transportadas e acionadas por uma única pessoa.
EX.: revólver, fuzil, etc.
b) Armas não portáteis- são as que não podem ser transportadas ou acionadas por uma pessoa.
EX.: peça de artilharia, metralhadora pesada, fuzil-metralhadora.
FUNCIONAMENTO:
Quanto ao funcionamento, as armas podem ser automáticas, semi-automáticas, de repetição.
a) Automáticas- são aquelas que tem o funcionamento e o disparo automáticos.
EX: metralhadora, fuzil.
b) Semi-automáticas- são as que tem o funcionamento automático, porém é manual.
EX: revólver, pistola.
c) Repetição- são armas que exigem manejo completo para cada disparo.
EX: garrucha, fuzil ordinário (mauser).
MODO DE CARREGAR:
Quanto ao modo de carregar, as armas podem ser de: antecargaou de retrocarga.
Ante-carga- são as armas que recebem a munição pela boca, isto é, pela parte anterior do cano. Pertencem a este tipo, algumas espingardas de caça.
Retro-carga– são as armas que possuem compartimentos para munição, como tambor e pente. São armas como revólveres, pistolas etc.
MODO DE PERCUSSÃO:
Quanto ao modo de percussão, as armas podem ser pederneira, de espoleta, de percussão direta no cartucho.
a) Pederneira- foi o sistema empregado nos primeiros tipos de armas de fogo. Hoje, está completamente abolido.
b) Espoleta- a pederneira foi substituída, em muitas armas, pela espoleta.
Estas armas receberam a denominação de “armas de ouvido” porque a espoleta (contendo uma carga de fulminato de mercúrio) era colocada na parte superior de um canal que se comunicava com o fundo de cano, onde se encontrava a carga de pólvora. A espoleta explodia ao choque do “cão”, produzindo a ignição da pólvora. Ainda existem algumas espingardas de caça deste tipo.
Estas armas são de 3 tipos: central,circulareLafucheux.
Na percussão central, a ponta do percussor fere o centro do fundo do estojo.
Na percussão circular, a ponta do percussor fere o fundo do estojo fora do centro.
Para as armas do sistema Lafucheux, a munição é provida de um pino, na base do qual se encontrava a carga de “fulminato de mercúrio”, o pino recebia o choque do “cão”, produzindo-se assim o disparo. Este sistema já foi abolido.
CALIBRE:
Calibre é o diâmetro interno do cano, tomando a boca da arma . O calibre pode ser nominalou real.
a) Calibre Nominal- é a espécie de convenção da fábrica, para identificar o tipo de arma. As armas de fabricação inglesa tem o calibre nominal em milésimos de polegadas. EX: 320.
As armas de fabricação norte-americana, tem o calibre em centésimo de polegadas. EX: 32
As armas de fabricação belga, alemã, francesa, tem o calibre nominal em milímetros. EX: 7 mm, 7,65 mm, 9 mm, etc...
b) Calibre Real- é a medida exata do diâmetro interno do cano. É tomado na boca da arma, entre dois cheios com auxílio do “paquímetro”.
O calibre das armas de caça é dado pelo número de balins esféricos do diâmetro real do cano, contidos numa fibra (peso). EX: 16, 20, etc...
MUNIÇÃO:
As munições de armas de fogo é constituída pelos seguintes elementos: estojo, espoleta, carga, projétil, eventualmente bucha.
Estojo- tem a finalidade de reunir todos os elementos que formam a munição.
Normalmente é feito de metal. Para as armas de caça de retro carga, usa-se estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal.
Espoleta- é um pequeno invólucro de metal contendo uma carga de fulminato de mercúrio, que explode ao receber o choque da ponta do percussor, produzindo uma fagulha que vai incandescer a pólvora, o que determina o disparo.
Carga- é constituída pela quantidade de pólvora, contida na munição. Há dois tipos de pólvora: negra e branca.
a) Pólvora Negra- (ou com fumaça) é constituída de uma mistura de enxofre, salitre, carvão.
b) Pólvora Branca- (ou sem fumaça) é constituída, fundamentalmente de: nitroglicerina, nitrocelulose, ou algodão pólvora. A qualidade desta pólvora é melhorada pelo acréscimo de picratos e bicrometos.
Material- o projétil é feito de chumbo puro, de chumbo revestido de aço ou mailechort; este revestimento recebe o nome de camisa ou de blindagem e tem a finalidade de aumentar o poder de penetração do projétil.
Forma de Ponta- o projétil pode ser: pontiagudo, ogival, tronco-crônico, ou semi-estático.
Constituição- o projétil pode ser “simples” ou múltiplo. Projétil Simples: é composto por uma única peça. Projétil Múltiplo: é o constituído de duas ou mais peças. EX: grãos de chumbo das armas de caça, “Dundum”, balas dunduzinadas.
Bucha- é empregada em alguns tipos de armas de caça de retro-carga ou de ante-carga. Nas armas de retro-carga é utilizado o estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal. O estojo é preparado da seguinte maneira: coloca-se uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, outra bucha. As buchas tem a finalidade de conterem e comprimirem as cargas de pólvora e de chumbo. Nas espingardas de ante-carga, naturalmente, não se pode usar estojo; coloca-se, no próprio cano que é fechado no fundo, uma carga de pólvora , uma bucha, uma carga de chumbo, outra bucha: as buchas são colocadas com a mesma finalidade acima referida.
"Segurança pessoal é um direito e não pode ser tratada como uma brincadeira pelo governo." Bene Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário